Um travão à compra de material escolar

Chega Setembro, chega a escola, chega o início das aulas, chega o material escolar. As superfícies comerciais, são invadidas com o mais variado material escolar: cadernos, dossieres, canetas, borrachas, agendas, lápis de cor, marcadores, todos eles de todas as marcas, como todos os bonecos, com tudo o que está na moda. Os adultos ficam atónitos e as crianças ficam doidas para comprar tudo aquilo que vêem. 

Querem as novidades todas, o que está na moda, o estímulo é gigante, e é normal ver as crianças a bater o pé com o “mas eu quero”, ao pé das mochilas super-coloridas, quando na verdade a do ano passado Ainda está num bom estado para usar.

Para saber o que é realmente necessário comprar, os pais devem fazer um levantamento do material que sobrou do ano passado: o que Ainda pode ser aproveitado, economizando assim tempo e dinheiro.

Para evitar ceder aos impulsos e desejos da criança é útil fazer uma lista com o material que é necessário ser comprado. Façam a lista em conjunto. É uma forma de responsabilizar a criança, e a consciencializar para o que realmente é importante comprar. 

Hoje em dia na internet, os websites já tem um precário do material, podendo assim pesquisar os preços, comparando-os e perceber qual o sítio onde poderá economizar mais.

Antes de tudo, espere sempre pela lista de material que a professor/a pedir. Assim já terá uma ideia do material que é necessário para o primeiro período. 

Reinvente e recicle a decoração do material escolar dos seus filhos. Ele gosta do MineCraft, pesquise imagens no Google, imprima e decore os cadernos com ele. É uma maneira de economizar dinheiro e fazer uma actividade de expressão plástica com o seu filho. 

Mais importante do que o material escolar, é entender o que é realmente necessário, e também, consciencializar desde cedo a economizar.

imagem@fotolia

LER TAMBÉM…

Regresso às aulas em modo Zero Waste (Desperdício Zero!)

10 dicas para o arranque do ano letivo

Como poupar com a educação dos filhos: os segredos dos pais

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.