tempo especial para os filhos

Tempo especial para cada filho

Tempo especial para cada filho

Diz alguma literatura de referência que os pais deviam dedicar cerca de 15 a 20 minutos diários a cada filho, um “Tempo Especial” de brincadeira, aceitação e atenção plena.

Depois de ser mãe fui aprofundando e integrando todos os conhecimentos que tinha até então. Aprendi por experiência própria que 20 minutos por dia são simplesmente insuficientes. Dependendo dos nossos valores enquanto pais e de saber se pretendemos desempenhar um papel principal no crescimento interior dos nossos filhos temos de dar de nós muito mais do que 20 minutos diários.

Para estabelecer uma relação profunda com os nossos filhos é necessário entregarmo-nos inteiramente e mostrar o nosso amor incondicional por eles.

Mas com um dia a dia tão atarefado, ocupado e preenchido como podemos fazer? Com agendas tão complexas onde vamos encontrar tempo? Aqui vão algumas dicas para pensar, refletir e experimentar!

1. Estabelecer prioridades

O dia tem apenas 24 horas, temos de trabalhar, fazer as tarefas domésticas, preparar refeições, estar com os amigos, passar tempo em família, cuidar dos filhos… Agora pense, para si o que é mais importante? o que será que pode acontecer se um dia brincar com os seus filhos deixando a roupa por passar a ferro? E se não tomarem banho num dia para poderem acabar um puzzle em família? E for comerem comida mais rápida mas menos saudável um dia para poderem dar um passeio no parque depois do dia de trabalho?

2. Dedique-se plenamente em cada momento que passa com os seus filhos

Aproveitem cada momento de forma plena e consciente. Faça das atividades rotineiras e diárias um momento de partilha, diversão e crescimento mútuo. Seja no carro a caminho de casa, no banho ou na hora da refeição. Evite lutas de poder, críticas, julgamentos e discussões e abra-se plenamente. Deixe-se guiar por ele, aproveite para explorar o mundo com um olhar curioso, como se visse tudo pela primeira vez!

3. Ligue-se à família e desligue-se do mundo

Ao chegar a casa desligue o telemóvel, internet, televisão. Quando estamos demasiado ligados ao mundo e com tantos estímulos é difícil concentrarmo-nos no que realmente importa. Viva em pleno o dia a dia com os seus filhos. Quando eles se forem deitar pode ligar-se novamente ao exterior!

 

imagem@augsburger-allgemeine

Co-criadora da metodologia e programa de educação emocional e criadora do programa de meditação infantil Navega com as Emoções.
Facilitadora de Desenvolvimento Emocional , Escola das Emoções

Desde dezembro de 2013 embarquei na viagem da parentalidade e todos os dias descubro algo novo com o meu filho! Procuro viver de uma forma consciente, praticando a atenção plena e mantendo uma atitude mindfulness, educando nas e pelas emoções.

Gostou deste artigo? Deixe a sua opinião!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.