Blocos de contagem escalonados

Os blocos escalonados são óptimos para brincar e para aprender. Tratam-se de blocos de construção coloridos e de vários tamanhos, existentes em quantidades iguais. Permitem desenvolver a criatividade, competências matemáticas, nomeadamente de lógica, cálculo e proporção, desenvolver o raciocínio, e tudo isto enquanto a criança brinca.

Ora aqui ficam algum exemplos de Jogos que se podem fazer com os blocos de contrução escalonados. Lembre-se que a criatividade não tem limites, e as crianças poderão criar as suas próprias brincadeiras.

Jogo 1 | Vamos contar unidades de medida
O comprimento dos blocos individuais pode ser utilizado para exemplificar diferentes exercícios de somar.
Por exemplo: um bloco 8 vermelho escuro é igual em comprimento ou altura a oito vezes o bloco 1 Azul Claro ou a um bloco 4 Amarelo e dois blocos 2 Verde.
Tente encontrar o máximo de exercícios possível para cada tamanho de bloco. Pode começar por encontrar o número equivalente de blocos 1 para cada comprimento dos outros blocos e simplesmente contar os números.

Jogo 2 | Vamos somar
Encontrar o resultado correcto para um determinado exercício de soma. Seleccione dois ou três blocos cuja soma seja dez ou menos. Coloque os blocos em cima uns dos outros e tente construir ao lado uma torre de blocos 1 que tenha o mesmo tamanho. Conte o número de blocos.

Jogo 3 | Desmantelar um número
Também pode explicar e mostrar números acima de 10 colocando os blocos uns sobre os outros. O número 15, por exemplo, pode ser exemplificado com um bloco 8 vermelho escuro e um bloco 7 vermelho ou por cinco blocos 3 verdes claros.

Jogo 4 | Contar Histórias
Aprender a contar usando histórias é pura diversão!
Por exemplo:
“Hoje é um dia ensolarado de Verão e, portanto, vamos fazer uma visita à gelataria. A Susana quer duas bolas de gelado, o Simão quer uma e a Andreia quer três bolas.”
Cada criança terá de colocar no centro do tabuleiro a combinação de blocos equivalente ao número de bolas de gelado que quer.

Jogo 5 | Resolvendo Problemas
“O pequeno caracol rasteja lentamente até a árvore. Após 2 cm, faz uma pausa, rastejando depois mais 4 centímetros antes de nova paragem. Qual a distância total que o caracol já percorreu?”
A criança pode escolhe os blocos correspondentes e colocá-los em linha, lendo facilmente o resultado.

Jogo 6 | Aprender a multiplicar
Pode utilizar os blocos para demonstrar multiplicações.
Exemplos:
Cinco blocos 2 verdes juntos são iguais em comprimento a um bloco 10 azul, porque 5×2=10.
E 4×4=16, porque quatro blocos 4 amarelos juntos têm o mesmo comprimento que um bloco 10 azul + um bloco 6 vermelho claro. Ou são iguais em comprimento a um bloco 10 azul + seis blocos 1 turquesa.

42100_kleine_stufenzaehlstaebe_v1_web

Jogo 7 | Dividir é partilhar?
Pode utilizar os blocos para demonstrar divisões.
Exemplo:
Um bloco 9 roxo necessita de ser dividido em três partes iguais. A criança pode experimentar diferentes opções, mas apenas três blocos 3 verdes juntos têm o mesmo tamanho que o bloco 9 roxo, porque 9:3=3.

FICHA TÉCNICA
Marca: Grimm’s
Referência: GM-22
Disponibilidade: Em breve
Dimensões: 23.00cm x 11.00cm x 23.00cm
Comprar aqui

 

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.