Jogo INCLU

Confesso que já tinha lido qualquer coisa sobre o tema. Sendo uma pessoa muito gráfica, a imagem chamou-me a atenção. Guardei nos favoritos para ler mais tarde com calma. Obviamente o link ficou lá esquecido até ao dia em que  recebo uma mensagem via FB de uma colega de faculdade. “Olá! Lembras-te de mim? Manda-me o teu contacto!”  Era a Susana. Claro que me lembro dela! Está parva?! A Susana é uma daquelas pessoas determinadas. Discreta mas focada. Começamos a falar e diz-me: “Já conheces o meu Jogo?” Confesso que me lembrei logo do link do INCLU a secar nos meus favoritos, mas como sou perita em meter o pé na argola, e já não falávamos há tanto tempo que não arrisquei. “Qual jogo?” Claro! Era o INCLU.

A Susana teve a (brilhante) ideia de criar um jogo para crianças e queria que fosse um jogo didático e inclusivo. Três anos mais tarde apareceu o INCLU. Inclusivo no sentido de:

  • poder ser jogado (de forma divertida, claro) por todas as pessoas portuguesas (por ora) dos 3 aos 99, e que promovesse a socialização entre as gerações e os pares, sendo que as cartas podem ser lidas no alfabeto português, Braille e língua gestual portuguesa.
  • envolver várias áreas de desenvolvimento, trabalhando competências como a criatividade, a abstração, a concentração, a memória, a matemática, a estratégia, a orientação espacial, o raciocínio, a socialização, a motricidade fina e ampla, a psicomotricidade, a Perceção visual, a Perceção auditiva, e a Perceção tátil.
  • agregar um conjunto variado de jogos e atividades, designadamente, jogos de letras, de palavras, de mímica, do tato, de memória, de correspondências, da cabra cega, entre outros.

INCLU resultou do fruto de um trabalho conjunto, com crianças, jovens e adultos, com e sem deficiência, e técnicos de várias áreas e de várias entidades, em que todos os detalhes foram pensados e testados e estão validados pelas entidades competentes.

IMG_20150623_105123183_HDR-750x422

O primeiro jogo INCLU é subordinado ao tema Cores. O jogo INCLU Cores, foi lançado no passado dia 17 de dezembro na Fundação Calouste Gulbenkian e contou com a presença da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, da Casa Pia de Lisboa, da FPAS – Federação Portuguesa das Associações de Surdos, da Psicólogos, entidades que apoiaram o desenvolvimento do jogo, da FNE, da SCML, da AFAS, da Gulbenkian, entre outras entidades, que desde o início deste projeto enalteceram as potencialidades do INCLU, enquanto instrumento lúdico, didático e pedagógico, e que, por esse motivo, participaram no lançamento do primeiro jogo da marca INCLU.

2-750x422

Descrição
INCLU Cores é um jogo que traz um conjunto variado de jogos e de atividades, muito divertido, cheio de novos desafios e com dinâmicas diferentes.
Através das suas inovadoras cartas de jogar e em cada um dos jogos vais ter de usar a visão, os gestos, o tato, a fala e/ou a audição para formares palavras do e associadas ao tema.

Junta os teus amigos, os teus irmãos, os teus pais, os teus avós ou o teu professor e, em casa, na praia, no jardim ou na escola, começa esta aventura.

Torna-te o grande vencedor do jogo INCLU Cores .
Diverte-te!

Mais informação em INCLU

20150623_100547-563x422

Revista digital destinada a pais e educadores de crianças incríveis! 😀
Digital Magazine , Up To KIds

Contamos com mais de uma centena de especialistas que produzem conteúdos na área da saúde, comportamento, educação, alimentação, parentalidade e muito mais.  Acreditamos em Pais reais, com filhos reais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.