Magik Play combina jogos de ipad com blocos de madeira

MAGIK PLAY REINVENTA A FORMA COMO AS CRIANÇAS BRINCAM E APRENDEM

A questão da utilização dos tablets por crianças tem sido um tema de discórdia entre pais, educadores e especialistas. Há quem seja a favor, pelo desenvolvimento acrescido que pode representar para uma criança através dos estímulos e da informação ilimitada, e quem seja contra devido a 1001 argumentos, nomeadamente, o possível desenvolvimento de um vício em idade precoce, excesso de estímulo cerebral descuidando o estímulo a nível das motricidades fina e grossa, a dificuldade em compreender um registo bidimensional ou tridimensional estático como uma revista ou o equilíbrio de sólidos geométricos empilhados.

O Magik Play veio revolucionar tudo aquilo que conhece a nível de jogos e aplicações infantis. É um conjunto de jogos educativos que transformam o iPad™ num cenário virtual à frente do qual as crianças poderão fazer construções com blocos de madeira reais.

Os jogos Magik Play, pretendem mudar a forma como as crianças brincam e aprendem com o iPad™ através da interação dos tradicionais blocos de madeira com o iPad™.
Magik_Blocks

Estudos sugerem* que a ligação entre a interação física e a interação digital podem aumentar o envolvimento e a ligação das crianças com o que estão a fazer, sendo particularmente indicados para motivar as crianças a aprender de uma forma mais divertida.

A Magikbee, uma startup Portuguesa  constituída por pais e investigadores universitários e que criou este projeto educativo, constatou que as crianças estão a perder o entusiasmo de brincar com brinquedos físicos e ao mesmo tempo estão cada vez mais atraídos pelos tablets. Este tipo de comportamento incentivou-nos a fazer algo diferente e único.

“Como pais de crianças pequenas, podemos dizer que estamos cansados de brinquedos plásticos e sentimos a falta da simplicidade dos tradicionais brinquedos de madeira. Foi por esta razão que nós achamos que a combinação dos tradicionais brinquedos de madeira, com o lado mais sofisticado e hi-tech do iPad™, eram um par perfeito. Até ao momento criamos três apps Magik Play adaptadas às fases de desenvolvimento de diferentes tipos de idades. Em cada uma das apps desafiamos as crianças a procurar soluções para cada problema que lhes surge no ambiente digital, utilizando os diferentes blocos de madeira que estão disponíveis no mundo físico.”

Magik_Play3

Estes jogos são desenhados para estimular as capacidades motoras, as noções de espaço, criatividade e a colaboração:

Para crianças entre os 3 e os 5 anos desenvolvemos desafios simples que reforçam a importância de reconhecimento de formas básicas no ecrã, utilizando os blocos básicos de madeira

Para as crianças dos 4 aos 6 anos, apresentamos alguns cenários inesperados para que as crianças façam pequenas construções com os blocos de madeira, de forma a poderem passar de nível.

Para as crianças acima dos 5 anos temos desafios ainda mais difíceis e que requerem a colaboração dos pais, irmãos ou amigos para completarem as missões.

Este tipo de interação simples só é possível porque a Magikbee desenvolveu uma tecnologia interativa que não necessita de baterias, fios, ou uma ligação permanente à internet. Os brinquedos de madeira conseguem simplesmente comunicar com o iPad™, sem terem mesmo que entrar em contacto físico.

“Chamamos a isto o nosso pequeno toque de magia! “A Startup estima entregar as primeiras unidades do Magik Play em Maio de 2016. O kit Magik Play incluirá o acesso a 3 apps, um conjunto de blocos mágicos e ainda um elegante e funcional suporte para o iPad™.

Neste momento está a  Magikbee está a lançar uma campanha de crowdfunding, no Indiegogo, para financiar um projeto educativo inovador – Magik Play: pela primeira vez as crianças poderão brincar com blocos de madeira com o iPad™.  Durante o período de campanha, no Indiegogo, o kit Magik Play terá descontos especiais de até 50% para as primeiras compras.Magik_Play_Kit2Magik_Play_Kit3Magik_Play_iPadstand
Magik_Play1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.