
Monumentos e museus gratuitos em Portugal. Lista completa
Monumentos e museus gratuitos em Portugal.
Muita gente ainda não sabe que há uma grande lista de Monumentos e museus gratuitos em Portugal.
Aqui podes conhecer salas de palácios e mosteiros, podes visitar museus e até realizar algumas atividades infantis, sem pagar entrada.
Já não há desculpa para não levar os miúdos frequentemente a estes locais, onde podem desenvolver não só os seus conhecimentos, como a sua criatividade.
Vem conhecer o interior dos monumentos que fazem a história destas cidades, vem ver as exposições permanentes escondidas nos museus. Vem conhecer, explorar, percorrer! Vem!
Deixamos a lista dos espaços que abrem as portas para poderes organizar-te!
Monumentos e museus gratuitos em Portugal. Lista completa
ALCOBAÇA
BATALHA
CONDEIXA-A-NOVA
Museu Monográfico de Conímbriga
COIMBRA
Museu Nacional Machado de Castro
LISBOA
MAAT Museu Arte Arqueologia Tecnologia (No 1º Domingo de cada mês)
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
Museu Calouste Gulbenkian (Todos os domingos a partir das 14h)
Museu Coleção Berardo (Todos os sábados)
Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea
Museu da Eletricidade (Sempre Gratuito)
Museu de Lisboa (Todos os domingos até às 13h)
Museu da Marioneta, (Domingos de manhã)
Museu da Marinha (No 1º Domingo de cada mês)
Museu do Dinheiro (Quarta a sábados das 10h às 18h)
Museu do Oriente (Sextas das 18h às 22h)
Museu Nacional do Teatro e da Dança
MAFRA
PORTO
Museu de Serralves (Todos os domingos de manhã)
Museu Nacional Soares dos Reis
TOMAR
VILA DO CONDE
Casa de José Régio (Domingos e feriados das 10h às 13h)
VISEU
Para mais informações, horários e preçário dos restantes dias consultar aqui
Aconselhamos a que verifiques no site ou por telefone se o museu/monumento se encontra aberto e a oferta a decorrer. Alguns museus/monumentos podem estar fechados para obras remodelação.
A notícia saiu ontem , na visão. Replicamos abaixo.
Museus gratuitos aos domingos e feriados a partir do próximo dia 2 de julho. Válido para cidadãos residentes no território nacional. Turistas vão continuar a pagar
“A gratuitidade nos museus começa no primeiro domingo de julho [dia 02], todos os domingos do calendário”, revelou o ministro Luís Filipe Castro Mendes numa audição na comissão parlamentar de Cultura.
De acordo com o governante, trata-se de uma “medida emblemática para os portugueses conhecerem mais e melhor os museus”.
Em novembro do ano passado, foi aprovada na Assembleia da República, na especialidade, uma proposta do PCP de alteração da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2017, que determinava a reposição da gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais, nos domingos e feriados, até às 14:00, para todos os cidadãos residentes em território nacional.
Em janeiro, em declarações à Lusa, Luís Filipe Castro Mendes tinha garantido que a lei seria aplicada “com certeza” este ano.
“É difícil aplicar a lei, na medida em que há uma diretiva europeia que não permite o que está previsto na lei [aprovada no ano passado, no parlamento], que é restringir aos residentes em Portugal essa gratuitidade”, comentou na altura.
O ministro acrescentou, ainda em janeiro: “Mas nós vamos trabalhar no sentido de conseguir cumprir a lei, que é a nossa obrigação, com responsabilidade, considerando todas as contingências e circunstâncias que rodeiam essa aplicação”. Fonte Visão