Atividades para fazer em casa com os miúdos num dia de chuva

Atividades para fazer em casa com os miúdos num dia de chuva

Agora que os dias de chuva começam a aparecer deixamos uma série de atividades divertidas para entreter os miúdos em casa, sem que o fim de semana de chuva se torne num verdadeiro pesadelo!

20 Atividades para fazer em casa com os miúdos num dia de chuva

  1. Sessão de cinema, às escuras, com sumos e snacks

    Com a facilidade que há em alugar vídeos diretamente sem sair de casa, escolha um filho com os miúdos, façam umas pipocas, uns snacks e uma limonada ou uns batidos de fruta. Baixem os estores, e diga: “Senhoras e senhores, a sessão vai começar!”

    sessao-cinema-atividades-criancas-familia

  2. Desenhar as próprias sombras

    Coloquem folhas grandes no chão (Ex.Rolo de papel do Ikea), se necessário coladas com fita-cola e deitem os miúdos um por um no chão. Com um marcador faça o contorno de cada um dos filhos (Como fazemos quando desenhamos mãos) Passe o contorno com caneta grossa preta. Depois, preencham o interior com tintas, colagens, papel de jornal, etc. No fim, terão as sombras dos miúdos desenhadas e pintadas em tamanho real! Recorte e cole numa parede do quarto!

  3. Fazer um bolo, crepes ou panquecas (Receita deliciosa aqui)  com a ajuda dos miúdos

    Todas as crianças adoram dar uma mão na cozinha. Façam umas panquecas para o vosso lanche em conjunto, ou um bolo para a sobremesa do jantar. bolochocolate

  4. Marcar o jogo da macaca com fita cola colorida e jogar de meias

    Simples e divertido. O facto de poderem jogar em casa um jogo de rua já ficam todos entusiasmados. Mais a questão de construírem, neste caso colarem a brincadeira no chão, aquilo é uma festa.

    Dicas: usem uma régua, e marquem com pequenos pedaços de fita cola as orientações.
    A nossa 1ª cá em casa ficou… curva!
    macaca

  5. Fazer um Jarro da Calma

    É uma atividade ótima para fazer ao fim da tarde. Se já tem pouco tempo para fazer qualquer coisa com os miúdos, o Jarro da calma faz-se com alguma rapidez e facilidade, e ainda tem o poder de deixar os miúdos tranquilos a seguir! Veja aqui como fazer

  6. Plantar um pé de feijão

    Todas as crianças acabam por plantar um na escola, mas em casa é diferente porque é uma coisa só da família. O Nosso pé de feijão. O dia que plantam não aparenta ser grande animação ou uma atividade para durar muito tempo, por isso, siga as nossas dicas:  Em primeiro lugar, há que escolher feijões vencedores. Deitem um monte de feijões numa taça e escolham feijões diferentes: um mais gordo, um pequenino, um mais castanho, às vezes há uns com formas um pouco estranhas. Mostre-lhes que, tal como as pessoas, também os feijões são todos diferentes. E depois, verifique que uns crescem mais depressa do que os outros. Cada feijão tem o seu tempo, independentemente de ser pequeno, grande ou diferente.
    pede-feijao

  7. Fazer plasticina caseira.

    Esta é uma atividade que os miúdos adoram porque tem duas fases: a de fazer, e a de brincar. Veja aqui uma receita para fazer a sua plasticina.

  8. Ver fotografias e filmes de quando eles eram bebés na TV ou computador

    Nós adoramos ver as fotografias os nossos filhos… e eles também gostam de ser ver! É um excelente programa para fazer em família! Aproveite para lhes contar as histórias correspondentes às fotos e vídeos que virem. Eles vão amar!
    ver-videos-bebes

  9. Sessão fotográfica

    As sessões fotográficas mesmo em casa são um ótimo entretém para toda a família. Liguem várias luzes para que as fotografias fiquem mais coloridas, coloquem acessórios diversos, como óculos de piscina, cachecóis, gorros, máscaras de heróis ou princesas, balões de fala feitos em folhas de papel ou quadros de ardósia.
    O resultado é divertido e eles nunca se esquecerão dessa tarde.

  10. Sessão de jogos de tabuleiro

    Esta é aquela dica básica mas que tantas vezes nos esquecemos: tire os jogos do baú e façam uma sessão de jogos de tabuleiro!
    jogos-de-tabuleiro

  11. Caça ao tesouro com mapa e tudo.

    O tesouro pode ser um prémio como uma guloseima ou algo que não costumem ter acesso normalmente. Desenha-se um mapa numa folha de papel, e queimam-se as pontas no fogão (Esta parte são os pais que fazem) O mapa deve ter um ponto de partida, orientações como número de passos (que podem ser representados por bolinhas caso ainda não saibam ler) e pontos estratégicos, ondde devem encontrar vários objetos (brinquedo) que os pais deixaram escondido. Quem chegar ao fim com mais objetos acumulados, ganha o prémio!  Cá em casa, há sempre um prémio para cada lugar!

  12. Construir com caixas de cartão

    Quando tiver caixas grandes em casa, desmanche e guarde. Num dia de chuva, pode ir buscar as caixas e fazer casas, castelos, carros, cozinhas, etc. Tudo o que a imaginação e a quantidade de cartão permitir.

    castelo-papel

    Casa de Cartão

    cozinha

    Cozinha de Cartão

     

  13. Fazer um vídeo dos seus filhos a falarem para o seu “eu” do futuro.

    As crianças gostam de fazer filmes e de ser filmadas. Proponha-lhes falara para si próprios, para verem quando forem crescidos. Os pais podem ajudar com dicas como: “Onde vais estar quando tiveres 30 anos? ” “O que vais fazer?”

  14. Teatro de fantoches feitos com meias.

    Sabe aquele saco de meias sem par que tem guardado há meses e que não pára de crescer? Escolha uns pares coloridos e divertidos. Precisa de Olhos Divertidos (À venda na Tiger) ou botões, banda eva ou feltro (compra em qualquer loja chinesa e se calhar os olhos também) e outras coisas que possa utilizar, como stickers para decorar, purpurinas para colar, cola glitter, restos de lãs, etc.
    Corte uma elípse em banda eva ou feltro cuja parte mais longa tem o comprimento do pé. Depois cola na parte debaixo do pé para fazer a boca. A seguir cola os olhos e decora de acordo com a personagem que está a criar. Fantoches criados, faz-se um teatrinho!
    fantoches

  15. Fazer uma tenda com mantas e almofadas e acampar na sala

    Qual é a criança que não gosta de montar barracas entre sofás e fingir que acampa? Se estiver a precisar de entreter os miúdos enquanto realiza outras tarefas quaisquer em casa, ajude-os a montar uma “tenda”, ponha-lhes umas almofadas no chão, e deixe-os acampar com uns pratos de cereais para petiscar. Verá que a criatividade os levará a muito tempo de brincadeira.

  16. Construir uma cidade de lego

    Não é uma cidade profissional e cheia de pormenores como aquelas que vemos nas lojas Lego.

  17. É algo simples e divertido, e que dará noções de organização espacial aos miúdos. Poderá usar fita-cola colorida para marcar os caminhos no chão, e cada um vai construindo casas, lojas, quiosques, etc para montar a cidade!
    cidade-de-lego
  18. Jogar à Mimica

    Um ótimo exercício para gastar energia aos miúdos e poupar os pais. As crianças gastam imensos recursos físicos a explicar qualquer coisa por gestos. Uma atividade divertida que reune a família, e não requer materiais nenhuns!
    Como jogar:
    Fazem-se duas equipas sendo que os adultos têm de estar distribuídos. Escolhem um tema, por exemplo animais. A primeira equipa diz a um elemento a 2ª (em segredo) qual o animal que deve representar. O elemento da segunda equipa tem de fazer mimica até os restantes elementos adivinharem. Podem também usar uma ampulheta para limitar o tempo de jogo de cada pessoa.
    Se a família é constituída por 2 ou 3 elementos, podem Imprimir desenhos de animais da internet, desenhar cartões com animais, recortar das revistas, etc. Juntam num monte, um elemento tira ao calhas para que o outro descubra. Aqui não há equipas vencedoras, mas o divertimentos é o mesmo!
    mimica

  19. Batalha de Sumo com almofadas

    Especialmente para quem tem filhos rapazes que gostam de lutas, estas batalhas são o máximo! Vistam-lhes uma t-shirt do pai ou da mãe, e equipem-nos bem com almofadas nas costas e na barriga. Cá em casa fomos um bocadinho mais longe, e nas calcas de pijama enfiamos almofadas chouriço em cada perna! Nenhum dos miúdos conseguia dar um passo sem se desequilibrar! Começa a batalha, e o primeiro a ir ao chão perde! No fim, normalmente quando se desmonta o equipamento ainda há tempo para uma simples luta de almofadas!sumo

  20. Pinturas de monstros e extraterrestres com palhinhas

    Se os seus filhos gostam de artes manuais vão adorar fazer estas pinturas. Fazem-se pingas de linta liquida no papel, e depois com as palhinhas sopra-se para a tinta de forma a ficar espalhada em várias direções. Depois de secar, pode-se acrescentar uns contornos a caneta, olhos, bocas e braços. Se tiver olhos divertidos em autoculante, poderá colar para ser mais divertido.
    pintura-palhinhas pintura-palhinhass

  21. Fazer matraquilhos artesanais

    Pegue numa caixa de sapatos e faça duas aberturas do mesmo tamanho nas extremidades, serão as balizas. Precisa de quatro varetas do mesmo tamanho, onde prenderá molas da roupa para fazer de jogadores. Cada equipa terá direito a 5 jogadores e poderá criar a sua estratégia de jogo: a única regra é que não pode haver uma vareta sem jogador. Cá em casa usamos uma bola saltitona pequena para jogar!
    matraquilhos-artesanais

Espero que tenham gostado das nossas sugestões! Deixem ideias nos comentários sobre as atividades para fazer em casa com os miúdos num dia de chuva

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.